Conheça o 1º avião comercial movido a hidrogênio.

Conheça o 1º avião comercial movido a hidrogênio.

A empresa baseada em Singapura HES Energy Systems revelou planos para sua aeronave nomeada Element One, que será, de acordo com comunicado da companhia, o primeiro avião de passageiros do mundo movido apenas por hidrogênio e eletricidade.

O projeto foi revelado após 12 anos desenvolvendo sistemas de propulsão a hidrogênio para pequenas aeronaves não tripuladas, e com objetivo de servir para voos regionais principalmente, é definido pela HES como uma “nova forma de mobilidade aérea: silenciosa e sem emissões de carbono, personalizada, sob demanda, descentralizada e economicamente inclusiva nas comunidades rurais”.

Com alcance de até cinco mil quilômetros dependendo da forma como o hidrogênio for armazenado (gasoso ou líquido), o Element One é projetado para transportar quatro passageiros. O desempenho obtido com o elemento químico, inclusive, foi melhor “do que qualquer tentativa de uma aeronave elétrica a base de bateria, abrindo novas rotas aéreas entre cidades menores e áreas rurais usando uma rede existente e densa de pequenos aeroportos e aeródromos”, explica a empresa.

“Agora é possível ultrapassar os limites de resistência do voo elétrico à base de bateria usando o armazenamento de energia ultraleve de hidrogênio da HES em um sistema de propulsão distribuída”, afirmou o fundador da HES, Taras Wankewycz. “O Element One abre o caminho para o hidrogênio renovável como combustível de longo alcance para a aviação elétrica.”

O objetivo da HES é que o primeiro protótipo do Element One seja lançado até 2025.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − oito =